Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

Aldeia Multiétnica


A Aldeia Multiétnica está localizada em uma área de preservação ambiental do Cerrado a 20 km de Alto Paraíso de Goiás, no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

Lançada em 2007, tornou-se um ponto de encontro entre diferentes povos indígenas, e entrou no calendário anual de representantes de muitas etnias, como Kayapó/Mebêngôkré (PA); Avá Canoeiro (GO); Krahô (TO); Fulni-ô (PE); Guarani Mbyá (SC); Xavante (MT); e Yawalapiti, Kamayurá e Waurá, do Alto Xingu (MT).

No evento, realizado em toda primeira semana da segunda quinzena do mês de julho, eles se reúnem para apresentar seus saberes, modos de fazer e usos e costumes de diversas maneiras (cantos, dança, gastronomia, pinturas corporais, arte); compartilhar as lutas por seus direitos originários e para manter suas culturas e territórios tradicionais; e debater com indígenas e não-indígenas as temáticas a respeito da realidade nas aldeias, por meio de rodas de conversa e da convivência diária com os participantes. 

No local, até o momento, sete casas indígenas tradicionais foram construídas por representantes dos povos Kayapó/Mebengôkré (PA); Krahô (TO); Fulni-ô (PE); Guarani Mbyá (SC); Xavante (MT) e Alto Xingu (MT) – e uma oitava pela comunidade Kalunga, do maior território remanescente quilombola do Brasil (GO). Em 2019, uma Shabono, casa tradicional Yanomami, foi a sétima construída no centro da Aldeia, tornando-se um lugar de trocas e encontros entre todas as etnias. Ela foi desenhada por Davi Kopenawa, importante liderança, especialmente para nosso espaço.

Além do evento anual realizado no mês de julho e das vivências esporádicas que acontecem em determinados meses, a Aldeia Multiétnica também está aberta para receber grupos, cursos, palestras e imersõesTemos uma hospedaria aberta o ano todo, com quartos duplos e triplos, café da manhã e opções de refeições. Nossos hóspedes têm a vantagem de contar com o acesso ilimitado, enquanto estiverem hospedados, a uma prainha exclusiva da Aldeia no Rio Couros, além das cachoeiras Almécegas I e II.

Para verificar disponibilidade e reservas, envie um e-mail para aldeia@encontrodeculturas.com.br

Confira nosso calendário de eventos e conheça melhor a Aldeia em www.aldeiamultietnica.com.br