pt | en

Aldeia Multiétnica e Vivências Indígenas

Espaço de integração cultural, a Aldeia Multiétnica, criada em 2007, promove a interatividade entre grupos indígenas de diferentes etnias e o público em geral. Em toda segunda quinzena de julho, na semana que antecede o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, o evento garante espaço a rodas de prosa, oficinas de artesanato, exposições fotográficas, pinturas corporais e exibição de filmes. Questões relacionadas a território, à manutenção da cultura indígena, à educação, saúde e políticas públicas e culturais ganham destaque em debates que envolvem lideranças indígenas e representantes do poder público.

Instalada às margens do rio São Miguel e entrecortada pelas serras da Chapada dos Veadeiros, a Aldeia Multiétnica é como um portal para o mundo indígena. O evento já recebeu mais de 20 etnias diferentes, vindas de todas as regiões do Brasil, além de representantes de aldeias de fora do Brasil. Entre elas estão os Kayapó, os Povos do Alto Xingu, os Krahô, os Fulni-ô, os Kariri Xocó, os Xavante, os Guarani Mbya e os Kaxinawá. 

Ao menos duas vivências com diferentes etnias indígenas são realizadas ao longo do ano, fora da programação oficial da Aldeia Multiétnica. Na oportunidade, os participantes são incorporados à dinâmica e ao cotidiano de uma aldeia, convivendo entre líderes, xamãs, artesãos, agricultores, jovens, homens, mulheres e crianças indígenas. A dinâmica oferece conhecimentos históricos, culturais e sociais da etnia convidada e das populações indígenas em geral, além do aprendizado da língua, da culinária, da medicina e do artesanato tradicionais. 

Agenda

Programe-se para os próximos eventos
na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge


A Vila de Sao Jorge

Conheça a história da Vila criada por ex-garimpeiros de cristais
Faça parte da nossa comunidade e ajude a preservar as belezas da Vila
Veja a rota de carro a partir de Brasília até a Vila de São Jorge

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
Rua 4, quadra 4, lote 19, Vila de São Jorge, Alto Paraíso - GO
Telefone: 62 3455 1077 - contato@cavaleirodejorge.com.br

2005 - 2017 Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Alguns direitos reservados.
Ao compartilhar, cite a fonte.