Forte é a voz de cultura popular. Se vem da mulher, então!

20/07/2016 · Por Fernanda Verzinhassi

O que é um show de forró se não um encontro de culturas tradicionais?
A banda Chinelo de Couro sempre traz à Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge a essência do cancioneiro tradicional brasileiro: forró, xote, baião, coco, maracatu...Sempre mesmo.

É que a banda foi criada especialmente para tocar no Encontro, a partir de um edital em 2012. Desde então, a ideia, que era reunir um repertório de forró, foi crescendo e se transformou num lindo e premiado projeto de resgate e valorização da música popular de vários lugares do país.

Aqui todo mundo dança. Arrasta o corpo, pisa devagarinho, gira pelo espaço. Olhinhos fechados e sorriso no canto da boca. As vozes e instrumentos de Julia Carvalho, Letícia Fialho e Maísa Arantes preenchem o salão e vão no pé do ouvido - e a gente de pé no chão.

Antes de iniciar um novo dia, ou até antes da noite acabar, nada como um bom coco para tirar o cansaço do corpo e deixar em cada pisada forte qualquer resquício de desalento. Voz de mulheres, saberes regionais, conversa boa demais. 

Mente leve, coração cheio. O retrato de Gonzaga no canto do palco prestigia a junção do Nordeste com o Cerrado. Na noite de quarta-feira, 20 de julho, todo mundo foi repertório profundo de tradição nas músicas que narram os lá e cá deste Brasil.