pt | en

CCCJ recebe a exposição da Catira de São João D’Aliança

21/05/18 | Desde o dia 16 de maio, está aberta para visitação, na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, a exposição da tradicional Catira de São João D’Aliança.

Desde o dia 16 de maio, está aberta para visitação, na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, a exposição da tradicional Catira de São João D’Aliança. A exposição relembra a participação do grupo nos 20 anos de existência da CCCJ e é uma das ações do projeto “Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge: 20 anos de valorização das culturas tradicionais da Chapada dos Veadeiros”, contemplado no Edital de Fomento à Dinamização de Espaços Culturais, do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2016, Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás - SEDUCE e Governo de Goiás. 

A catira é uma dança tradicional praticada há muitos anos pelos moradores de São João da Aliança. No município acontecem muitas folias, que em diferentes datas do ano percorrem pontos afastados da cidade a cavalo, normalmente visitando as fazendas da região. Com notável presença da população local, em todas elas faz-se presente o som da viola, acompanhado de diversos enredos e versos de improviso, em compasso com as palmas e o sapateado da catira.

O contexto da agricultura e da agropecuária favorece a cultura da viola na comunidade, com duplas caipiras e de repentistas. O forró também é muito presente. Assim como os demais grupos, os foliões de São João da Aliança manifestam grande devoção religiosa, reverenciando santos que, segundo a crença local, protegem cada uma das folias. Entre as mais famosas está a de São Sebastião (20 de janeiro/Fazenda Jatobá), a do Divino Espírito Santo (primeiro domingo de junho/Fazenda Polônia) e a de Santos Reis (6 de janeiro/Fazenda Larga).

A exposição traz fotos do fotógrafo Marcelo Santos Braga. 

Serviço Exposição Catira de São João D’Aliança
Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge - Vila de São Jorge 
Data: 16 de maio a 30 de junho de 2018 
Horário: quinta a sábado, das 15h às 23h; domingo, das 8h às 13h

Agenda

Programe-se para os próximos eventos
na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge


A Vila de Sao Jorge

Conheça a história da Vila criada por ex-garimpeiros de cristais
Faça parte da nossa comunidade e ajude a preservar as belezas da Vila
Veja a rota de carro a partir de Brasília até a Vila de São Jorge

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
Rua 4, quadra 4, lote 19, Vila de São Jorge, Alto Paraíso - GO
Telefone: 62 3455 1077 - contato@cavaleirodejorge.com.br

2005 - 2017 Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Alguns direitos reservados.
Ao compartilhar, cite a fonte.