pt | en

A XII ALDEIA MULTIÉTNICA vai começar

24/04/18 | Realizada pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, em parceria com o Centro de Estudos Universais, a XII Aldeia Multiétnica já tem data marcada: de 13 a 20 de julho, a Chapada dos Veadeiros recebe grupos indígenas de diferentes lugares do Brasil para mais

Realizada pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, em parceria com o Centro de Estudos Universais, a XII Aldeia Multiétnica já tem data marcada: de 13 a 20 de julho, a Chapada dos Veadeiros recebe grupos indígenas de diferentes lugares do Brasil para mais uma grande festa do povo brasileiro.

Oficinas, feiras de artesanato, palestras, apresentações culturais, incursões pelo cerrado e rodas de prosa, são algumas das atividades que integram a programação aberta á visitação da Aldeia Multiétnica.  A localização privilegiada do espaço onde é sediado o evento, o contato com o Bioma Cerrado e a presença dos representantes indígenas em uma programação extensa, que atravessa dias e noites, permite que os participantes tenham contato com fragmentos da cultura indígena (cantos, danças, ritos, arquitetura, artesanato, língua e pintura corporal, etc) de forma prática, se inserindo às atividades diárias da aldeia.  Durante as noites, conversas, lendas, rituais sagrados e cantorias ao pé da fogueira deixam a experiência ainda mais rica.

A Aldeia Multiétnica é um projeto de valorização dos saberes tradicionais, que visa promover trocas entre os povos indígenas participantes para o fortalecimento de suas culturas individuais e lutas em comum, além de proporcionar a aproximação de não-indígenas com alguns destes povos, criando a oportunidade de experiências, contato, sensibilização e aprendizado sobre as culturas e organização social de cada etnia em uma imersão de sete dias. 

Em um novo local desde o ano passado, em 2018, o projeto firma-se como um território de fruição dos saberes tradicionais, dedicado ao fortalecimento das culturas e lutas políticas dos povos indígenas e remanescentes quilombolas, com princípios de preservação, promoção e acesso ao patrimônio material e imaterial brasileiro. 

O TEMA DA XII ALDEIA MULTIÉTNICA

Este ano, são as crianças que estarão à frente da festa. Cada etnia participante apresentará seus cantos, danças, festas, ritos de passagem e brincadeiras. A cultura indígena valoriza muito a infância. Elas são o elo que garante a continuidade de seus povos, e, assim sendo, o futuro não pode ser mais importante que o presente. Não há futuro sem o presente, e, neste sentido, saber ouvir e compreender a riqueza, pureza e essência da sabedoria oral de nossas crianças é necessidade urgente.

Reconhecer a infância como um período fértil para a construção de um novo, mais justo e equilibrado mundo, é o que queremos com este tema.

A VENDA DE PACOTES

Ao longo dos anos, o evento recebeu o apoio de órgãos governamentais que garantiram por algum tempo a gratuidade das atividades. Hoje, no entanto, já não contamos com esses apoios e dependemos da colaboração dos participantes para a continuidade do projeto.  

Por que os preços da vivência na Aldeia são esses? 

Os preços dos pacotes da vivência na Aldeia Multiétnica são minuciosamente calculados pela equipe técnica da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, que realiza o evento há 12 anos(a serem completados em 2018).

São calculados os custos com o transporte e a alimentação dos grupos indígenas que saem de suas aldeias em diversas regiões do Brasil para participar do evento e os gastos com a contratação de profissionais, que trabalham em período integral para a execução do projeto. Fora isso, ainda temos os gastos com infraestrutura e manutenção do espaço, que mantemos durante o ano todo.

Para deixar mais claro os custos aos quais nos referimos, decidimos apresentar um infográfico que exemplifica detalhadamente estes custos, a partir da planilha orçamentária executada em 2017. Veja AQUI

Agenda

Programe-se para os próximos eventos
na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge


A Vila de Sao Jorge

Conheça a história da Vila criada por ex-garimpeiros de cristais
Faça parte da nossa comunidade e ajude a preservar as belezas da Vila
Veja a rota de carro a partir de Brasília até a Vila de São Jorge

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
Rua 4, quadra 4, lote 19, Vila de São Jorge, Alto Paraíso - GO
Telefone: 62 3455 1077 - contato@cavaleirodejorge.com.br

2005 - 2017 Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Alguns direitos reservados.
Ao compartilhar, cite a fonte.