Sabedoria Milenar na Aldeia Multiétnica

18/07/2016 · Por Sinvaline Pinheiro

A Aldeia Multiétnica é um encontro de indígenas, pessoas da comunidade, turistas, estudantes e muito mais um local para se conhecer as diferentes etnias que ali se misturam, reunindo histórias dos povos, mostrando uma realidade muito próxima e pouco conhecida da maioria dos brasileiros: a realidade dos povos indígenas.

Localizada às margens do Rio São Miguel, entre montanhas, matas e animais silvestres, é um local totalmente preservado dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Povos de várias partes do Brasil e do mundo estiveram na Aldeia Multiétnica em 10 ano de evento. Nesta edição, ela recebe etnias como Dessana, Guarani Mbya, Kariri-Xocó, Kayapó, Krahô, Fulni-ô, Yawalapiti, Kalapalo, Xavante e outros, que se reúnem mostrando sua cultura.

Sons e cores diferenciados, mas todos com um só ideal: mostrar a cultura e a importância da preservação da vida.

Nas rodas de conversa surgem decisões, anseios e muitas histórias de um povo que pensa e teme o futuro.

Estar com o indígena é viver a terra, as matas, os rios e muito mais – é pensar de forma direta, sem rodeios, a partir da sabedoria de uma cultura milenar.

Falamos aqui de Axuapé Mebengokré, que nasceu na Aldeia Ã-aiukre. Axuapé, conforme a tradição, mudou para a Aldeia Moikarako quando se casou – é sempre o homem que vai para a aldeia da mulher.

O significado de seu nome, segundo ele, vem de uma fábula contada pelos mais velhos, quando os guerreiros andavam nas matas e ouviam o barulho de alguém socando no pilão – depois souberam que era uma senhora muito velha e sem nome que preparava uma comida diferente com mandioca, carne de caça e castanhas. Encantados, aprenderam com ela a fazer o BERARUGU, espécie de bolo grande ou pizza, que ainda hoje é tradição na aldeia Kayapó.