pt | en

Exposição fotográfica “Caçada da Rainha” abre para visitação

11/01/18 | A exposição é uma das ações do projeto “Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge: 20 anos de valorização das culturas tradicionais da Chapada dos Veadeiros”

Desde o dia 6 de janeiro, está aberta para visitação, na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, a exposição Caçada da Rainha, que relembra a participação do grupo de Colinas do Sul nos 20 anos de existência da CCCJ. A exposição é uma das ações do projeto “Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge: 20 anos de valorização das culturas tradicionais da Chapada dos Veadeiros”, contemplado no Edital de Fomento à Dinamização de Espaços Culturais, do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2016, Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás - SEDUCE e Governo de Goiás. Traz fotos de Delcio Gonçalves, Camila Pinheiros, Marcelo Scaranari, Débora Amorim, Marcelo Santos Braga e Alan Oju. A curadoria ficou por conta da equipe da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.

A Caçada da Rainha de Colinas do Sul é uma das principais manifestações tradicionais da região da Chapada dos Veadeiros. Festa ritualística, traz ritmos populares como o batuque e o lundu. Este último é considerado o ritmo ancestral da música brasileira, do qual descende o fado. A tradição começou em Colinas do Sul em 1954, trazida de Lajes por Herculana da Silva Coelho, a primeira rainha do festejo na cidade. Todos os anos, a comunidade local prepara a cidade para receber os foliões na primeira quinzena de julho. São 11 dias de folia a cavalo, três para o batuque da rainha, um para a caçada da monarca, precedido pelo dia do imperador e, por fim, pelo do rei. Durante esse período, duas folias giram pelas fazendas nos arredores da região – uma dedicada ao Espírito Santo e outra à Nossa Senhora do Rosário.

Além das fotografias, faz parte da exposição o dossiê, em livro e DVD, lançado em 2005 pela Casa de Cultura, em parceria com a Associação Comunitária da Vila de São Jorge. A Festa da Fé foi produzido por meio de premiação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, que escolheu a CCCJ para ser uma das dez instituições de todo o país a serem contempladas com o apoio à pesquisa e registro de bens culturais do Brasil, parte do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial – PNPI.

Essa manifestação está no grupo que compôs inicialmente a rede do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros e a segunda a ter uma exposição fotográfica em nosso espaço. O projeto é composto por exposições fotográficas e vivências culturais com as quatro comunidades tradicionais da Chapada dos Veadeiros que deram início à instituição: a Comunidade do Sítio Histórico Kalunga (a primeira a ser realizada, em novembro e dezembro de 2017); a Caçada da Rainha de Colinas do Sul; o Congo de Niquelândia; e a Catira de São João d’Aliança.

Serviço - Exposição Caçada da Rainha
Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge - Vila de São Jorge
Data: 6 de janeiro a 28 de fevereiro de 2018
Horário: quinta a sábado, das 15h às 23; domingo, das 8h às 13h

 

Agenda

Programe-se para os próximos eventos
na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge


A Vila de Sao Jorge

Conheça a história da Vila criada por ex-garimpeiros de cristais
Faça parte da nossa comunidade e ajude a preservar as belezas da Vila
Veja a rota de carro a partir de Brasília até a Vila de São Jorge

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
Rua 4, quadra 4, lote 19, Vila de São Jorge, Alto Paraíso - GO
Telefone: 62 3455 1077 - contato@cavaleirodejorge.com.br

2005 - 2017 Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Alguns direitos reservados.
Ao compartilhar, cite a fonte.