pt | en

É Dia de Reis no Cavaleiro!

02/01/18 | No próximo sábado, 6 de janeiro, Dia de Reis, a partir das 19h, realizaremos uma programação especial para a abertura oficial da exposição fotográfica Caçada da Rainha, que relembra a participação do grupo de Colinas do Sul na história da CCCJ

No próximo sábado, 6 de janeiro, Dia de Reis, a partir das 19h, realizaremos uma programação especial para a abertura oficial da exposição fotográfica Caçada da Rainha, que relembra a participação do grupo de Colinas do Sul na história da CCCJ.

Na oportunidade, receberemos o grupo de Folia de Reis de Colinas do Sul, que realizará o giro de folia pelas ruas do povoado e se encontrará com o grupo de Folia de Reis de São Jorge.  Este encontro será coroado com a apresentação do músico Tião Carvalho (MA), o segundo selecionado via edital de celebração aos 20 anos da CCCJ.

A programação faz parte do projeto “Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge: 20 anos de valorização das culturas tradicionais da Chapada dos Veadeiros”, contemplado no Edital de Fomento à Dinamização de Espaços Culturais, do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2016, Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás - SEDUCE e Governo de Goiás

A exposição Caçada da Rainha

A exposição traz fotos de Delcio Gonçalves, Camila Pinheiros, Marcelo Scaranari, Débora Amorim, Marcelo Santos Braga e Alan Oju. A curadoria ficou por conta da equipe da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.

A Caçada da Rainha de Colinas do Sul é uma das principais manifestações tradicionais da região da Chapada dos Veadeiros. Festa ritualística, traz ritmos populares como o batuque e o lundu. Este último é considerado o ritmo ancestral da música brasileira, do qual descende o fado. A tradição começou em Colinas do Sul em 1954, trazida de Lajes por Herculana da Silva Coelho, a primeira rainha do festejo na cidade. Todos os anos, a comunidade local prepara a cidade para receber os foliões na primeira quinzena de julho. São 11 dias de folia a cavalo, três para o batuque da rainha, um para a caçada da monarca, precedido pelo dia do imperador e, por fim, pelo do rei. Durante esse período, duas folias giram pelas fazendas nos arredores da região – uma dedicada ao Espírito Santo e outra à Nossa Senhora do Rosário.

Além das fotografias, faz parte da exposição o dossiê, em livro e DVD, lançado em 2005 pela Casa de Cultura, em parceria com a Associação Comunitária da Vila de São Jorge. A Festa da Fé foi produzido por meio de premiação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, que escolheu a CCCJ para ser uma das dez instituições de todo o país a serem contempladas com o apoio à pesquisa e registro de bens culturais do Brasil, parte do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial – PNPI.

Serviço - Exposição Caçada da Rainha
Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge - Vila de São Jorge
Data: 6 de janeiro a 28 de fevereiro de 2018
Horário: quinta a sábado, das 15h às 23; domingo, das 8h às 13h

Giro de Folia com os grupos de Folia de Reis de Colinas do Sul e da Vila de São Jorge

Os foliões do grupo de Colinas do Sul virão a São Jorge especialmente para a abertura da exposição e para representar o tradicional Giro de Folia de Reis. Na tradição, os foliões peregrinam de casa em casa, levando as bandeiras à frente, ao som de caixas, violas, pandeiros e cantoria para anunciar o arremate da folia. Neste dia, sairemos da Casa de Cultura rumo à casa de Dona Isabel, uma das moradoras mais antigas da região, e voltaremos, após passar pela igreja e dar um giro pelas ruas da Vila, para representar o arremate da Folia aqui. Quem também participa da programação é o grupo de Folia de Reis da Vila de São Jorge, que vai girar por São Jorge um dia antes, no 5 de janeiro.

Finalizaremos servindo uma galinhada, em agradecimento aos foliões e às conquistas de 2017.

Apresentação de Tião Carvalho (MA)

Tião Carvalho é cantor, compositor, ator, dançarino, brincante e produtor cultural. Maranhense, erradicado em São Paulo, desenvolve importante trabalho social, cultural, artístico e educativo na cidade, abordando as festividades populares do Maranhão, como o bumba meu boi e o tambor de crioula.

Em reconhecimento aos anos de trabalho em prol das manifestações tradicionais do Maranhão e do Brasil, em 2004, recebeu o Título de Cidadão Paulistano, pela Câmara Municipal de São Paulo e, em 2017, foi um dos premiados pelo Ministério da Cultura, na 5ª edição do Prêmio Culturas Populares: Edição Leandro Gomes de Barros, que premia mestres da cultura popular e instituição de reconhecida importância no setor.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 06/01

19h - Cortejo pelas ruas de São Jorge com o grupo de Folia de Reis de Colinas do Sul

21h - Inauguração da exposição fotográfica "Caçada da Rainha", com galinhada na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

23h - Show com TIÃO CARVALHO

Agenda

Programe-se para os próximos eventos
na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge


A Vila de Sao Jorge

Conheça a história da Vila criada por ex-garimpeiros de cristais
Faça parte da nossa comunidade e ajude a preservar as belezas da Vila
Veja a rota de carro a partir de Brasília até a Vila de São Jorge

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
Rua 4, quadra 4, lote 19, Vila de São Jorge, Alto Paraíso - GO
Telefone: 62 3455 1077 - contato@cavaleirodejorge.com.br

2005 - 2017 Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Alguns direitos reservados.
Ao compartilhar, cite a fonte.