pt | en

Fórum Social discute mobilidade urbana e a gestão dos resíduos sólidos da Vila de São Jorge

20/04/17 | Nesta quarta-feira (19), a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge realizou fórum que discutiu mobilidade urbana e a gestão dos resíduos sólidos.

A Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge realizou nesta quarta-feira (19), fórum que discutiu mobilidade urbana e a gestão dos resíduos sólidos da Vila de São Jorge. A atividade compõe a programação da Semana de Jorge e contou com representantes do poder público, membros da comunidade e especialistas no assunto.

Com o objetivo de procurar soluções á curto prazo para problemas que perduram há anos, o fórum estabeleceu grupos de trabalho que se debruçaram nos temas para buscar soluções para os dois temas.

Mobilidade Urbana

Para iniciar a discussão foi apresentado o projeto Ruas Vivas, desenvolvido no ano de 2014, planejado pela TC URBES, empresa especializada em projetos de mobilidade e desenho urbano, em ocasião do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. O programa consistia basicamente na regulamentação da circulação, estacionamento e parada dos veículos motorizados nas ruas de São Jorge. Neste ano a Prefeitura de Alto Paraíso oficializou o programa e teve o apoio da Polícia Militar de Goiás no cumprimento das normas de trânsito.

Na sequência foram levantados os meios de viabilizar uma mudança efetiva na mobilidade urbana da vila de São Jorge.  Dentre estes processos, foi citada a proibição do uso de carros dentro da vila de São Jorge, a abertura do estacionamento, a criação de horários de carga e descarga e a importância de construir coletivamente campanhas que eduquem a comunidade e os turistas. Foi reforçada a importância de estabelecer uma parceria entre a prefeitura e a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge que coloque o estacionamento da cidade em funcionamento. Em paralelo à isso, foi falado sobre a criação de um decreto que consiga impedir a circulação de veículos automotores na vila.

Resíduos Sólidos

Sobre os resíduos sólidos, alguns dos temas que surgiram foi a reativação do projeto das composteiras comunitárias, ações de educação ambiental, a criação de novos Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) e a fiscalização coletiva do trabalho de coleta e reciclagem dos resíduos, que segundo moradores não tem tido a destinação correta.

Ao fim, foi criado um grupo de trabalho que continuará a discussão e os processos para a implementação de um plano piloto de ação. O chefe de gabinete do prefeito, Moisés Nunes Neto, se colocou a disposição para agendar reunião de um grupo de até oito pessoas com o prefeito de Alto Paraíso de Goiás, Martinho Mendes da Silva.

Nesta reunião será apresentado plano de ação que pense nas demandas da Vila de São Jorge para o mês de julho, período em que o fluxo turístico aumenta consideravelmente. O vereador por São Jorge, Alcenadir da Costa Nobre – Canela, também se colocou a disposição para depois que definido os termos deste projeto piloto, andar com as tratativas necessárias a partir da câmara de vereadores. 

Agenda

Programe-se para os próximos eventos
na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge


A Vila de Sao Jorge

Conheça a história da Vila criada por ex-garimpeiros de cristais
Faça parte da nossa comunidade e ajude a preservar as belezas da Vila
Veja a rota de carro a partir de Brasília até a Vila de São Jorge

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
Rua 4, quadra 4, lote 19, Vila de São Jorge, Alto Paraíso - GO
Telefone: 62 3455 1077 - contato@cavaleirodejorge.com.br

2005 - 2017 Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Alguns direitos reservados.
Ao compartilhar, cite a fonte.