Ajude o Encontro de Culturas: Você já se perguntou qual é o lugar dos povos indígenas e comunidades tradicionais no nosso país?

30/05/2016 · Por Narelly Batista

Nós, os organizadores do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, acreditamos que é a partir da cultura que poderemos fazer uma grande revolução. É valorizando as manifestações culturais do Brasil como pontos de resistência contra os avanços progressivos de uma parcela da população que não reconhece o Brasil Profundo como parte fundamental para o desenvolvimento social, humano e econômico do país,que poderemos construir uma nova história para o Brasil: mais humano, verde, fraterno e forte.

Nesses últimos nove anos em que realizamos a Aldeia Multiétnica e 15 do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, temos discutido justamente o que significa para os povos indígenas e comunidades tradicionais esse tipo de atividade.

Para Aritana, em sua língua original, Txacumaiá, da etnia Fulni-ô, o evento é um espaço de construção coletiva em que irmãos que em alguns casos pouco tiveram contato com outras etnias podem se reconhecer como parceiros na luta pela manutenção da cultura e sobrevivência. 

Assim como Aritana, Dona Dainda, uma das importantes lideranças femininas do território Kalunga, acredita que o evento reúne gente como ela, que nos mais diversos lugares do país ainda sofre pelo isolamento social e cultural de seu povo, uma herança maldita da exploração dos povos originários e da população negra escravizada e trazida do continente africano ao Brasil.

Para continuarmos proporcionando esses encontros, precisamos nos reinventar. Os treze últimos anos foram fundamentais para as políticas públicas voltadas à cultura no país, mas a instabilidade política do momento interfere diretamente nesse processo. Precisamos, mais do que nunca, da colaboração dos amigos, produtores culturais, comunicadores e apoiadores do evento para continuarmos realizando o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.

Para nós, o lugar das comunidades tradicionais é ocupando a democracia e as narrativas do nosso povo e é por isso que precisamos da sua ajuda.

Entenda:

Este ano teremos por quinze dias uma programação extensa na Vila de São Jorge, que reúne artistas, grupos de cultura tradicional, povos indígenas, pesquisadores, estudantes das mais variadas áreas do conhecimento, comunidades remanescentes quilombolas e comunidade em geral para celebrar e discutir um novo Brasil. Nesta programação temos a X Aldeia Multiétnica, o I Encontro de Culturas Negras, o Encontro de Capoeira Angola, a Feira de Experiências Sustentáveis do Cerrado e o I Encontro de Raizeiros. Para que tudo isso seja possível, precisamos da sua colaboração.

Não temos recursos para realizar o evento como nos anos anteriores e para que o projeto se mantenha vivo apostamos na força das redes e do coletivo.

Saiba como ajudar:

1. Para garantir a presença do Grupo do Sítio Histórico Kalunga, lançamos uma campanha no Kickante com uma meta de R$ 50.000,00, que cobrirão os gastos de transporte, alimentação,  hospedagem e ajuda de custo para os integrantes desse grupo durante os dias de evento. 

Há 16 anos, a serem completados em 2016, os kalungas se reúnem no Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros para apresentarem ao público a riqueza de suas tradições.Eles são responsáveis pela cerimônia de abertura do Encontro, com o tradicional hasteamento do mastro do Divino Espírito Santo, a apresentação da Sussa e a encenação do Império Kalunga. Neste ano, pedimos o apoio de todos para manter essa tradição. Nos ajude a trazer ainda mais pessoas da comunidade Kalunga para essa linda festa de valorização cultural, força, fé, alegria, resistência e diversidade. Mostre seu apoio e nos ajude a custear a viagem dos nossos parceiros a partir da plataforma do Kickante AQUI.

2. Se você não possui cartão de crédito, você pode fazer uma doação de qualquer valor diretamente na conta da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge para auxiliar nos gastos gerais do evento.

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
CNPJ. 10.680.513/0001-44
Banco do Brasil 
Agência: 4546-2
C.C: 8437-9

Mostre seu apoio! Seguimos juntos!