pt | en

Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

Em 2001, a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge realizou o I Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, com o propósito de reunir expressões culturais tradicionais do Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Minas Gerais e de outros estados do Brasil, priorizando os grupos da região da Chapada: a Catira e a Curraleira, dos foliões de São João da Aliança; a Sussa, dos Kalungas do Vão do Moleque e do Vão de Almas; o Lundu e o Batuque, da Caçada da Rainha, de Colinas do Sul; e o Congo, da comunidade de Niquelândia. Atrações conhecidas nacionalmente, como os músicos Naná Vasconcelos e Hermeto Pascoal, também fazem parte da programação.

Em toda quinzena do mês de julho, o Encontro de Culturas recebe espetáculos que unem música, dança e fé e traduzem a essência de povos indígenas, mestres, brincantes, catireiros, violeiros, artistas e representantes de diferentes tradições da cultura brasileira, refletindo a riqueza do patrimônio cultural imaterial produzido nos interiores do Brasil. Com isso, ao longo dos anos, tornou-se referência no debate sobre as culturas populares do país, reunindo a cada edição mestres da cultura tradicional e representantes do poder público e da comunidade em geral.

Conheça as atividades realizadas durante o Encontro:

Rodas de Prosa. As rodas de prosa são uma oportunidade para grupos, mestres, poder público e comunidade trocarem experiências e confrontarem suas visões de mundo, priorizando a abertura de um espaço de encontros e diálogos entre os povos. O objetivo é partilhar experiências, histórias de vida, práticas e tradições culturais e promover debates sobre cultura, meio ambiente, políticas públicas e assuntos relacionados às questões socioculturais brasileiras.

Feira de Experiências Sustentáveis do Cerrado e Oficinas. Criada em 2006, a feira tem o objetivo de divulgar e valorizar a produção artesanal das comunidades tradicionais da Chapada dos Veadeiros e do cerrado brasileiro, com destaque para o nordeste goiano. Para isso, conta com exposição e comercialização de produtos de artesanato e da gastronomia local. Além de estimular a geração de renda e a profissionalização de pequenos agricultores e artesãos, também valoriza o encontro e a troca de experiências entre os mesmos. Em paralelo, são realizadas oficinas voltadas à gestão de negócios e à difusão da cultura tradicional.

Encontro de Lideranças Quilombolas de Goiás. Promove a integração dos líderes das comunidades remanescentes quilombolas do estado – 22 são reconhecidas pela Fundação Palmares, entre elas o Kalunga, o maior território remanescente quilombola do Brasil. Durante três dias são discutidas políticas públicas voltadas aos quilombolas e à cultura afro-brasileira.

Encontro de Capoeira Angola. Oficinas, rodas de capoeira e rodas de samba são realizadas pelos mestres e seus convidados com o propósito de fortalecer a capoeira Angola e os laços culturais de origem afro-brasileira da região da Chapada dos Veadeiros.

Agenda

Programe-se para os próximos eventos
na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge


A Vila de Sao Jorge

Conheça a história da Vila criada por ex-garimpeiros de cristais
Faça parte da nossa comunidade e ajude a preservar as belezas da Vila
Veja a rota de carro a partir de Brasília até a Vila de São Jorge

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
Rua 4, quadra 4, lote 19, Vila de São Jorge, Alto Paraíso - GO
Telefone: 62 3455 1077 - contato@cavaleirodejorge.com.br

2005 - 2017 Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Alguns direitos reservados.
Ao compartilhar, cite a fonte.